O Que É Google Marketing Platform? » Blog - PR7 Digital Performance

A pandemia mudou as vidas pessoal e profissional de todo mundo, em todo lugar. Você, por exemplo, deve trabalhar com marketing, já que está lendo este artigo. Nesse caso, você deve estar lendo este texto de casa, equilibrando os pratos entre compromissos familiares, ensino dos seus filhos, ao mesmo tempo que lida com o fato de que campanhas inteiras foram suspensas, ou alteradas de maneira drástica.

Se o trabalho de mensurar campanhas de marketing normalmente fica com você ou com a sua equipe, a primeira pergunta é: por onde começar? E em uma época como esta, será que você deveria mesmo estar fazendo essa mensuração?

O que foi pausado:

Testes combinados de mercado. É preciso ter estabilidade para comparar o comportamento de usuários em uma única região de controle com o comportamento de outros em uma única região de teste. Como as regiões, estados e delimitações geográficas mudam suas normas de distanciamento social a todo momento, alterando assim o comportamento das pessoas, a estabilidade acaba sendo muito impactada.

KPIs de campanha de curto prazo. Você vai precisar tomar algumas decisões difíceis sobre os seus objetivos de longo prazo. Se eles ainda forem relevantes, pode surgir a tentação de mudar alguns dos seus KPIs de longo prazo, focando apenas nos de curto prazo. Nós estamos sendo resistentes a essa mudança no Google.

Grandes projetos estratégicos. Os hábitos de mídia dos consumidores mudaram bastante recentemente, e essas mudanças levaram a algumas reações. Houve, por exemplo, um aumento no consumo de notícias online e de TV convencional em todo o mundo — enquanto no Brasil, o comportamento no YouTube mudou durante a quarentena. Além disso, a maior demanda por serviços de streaming levou alguns players, como YouTube e Netflix, a reduzirem a qualidade do vídeo, em um esforço para economizar o uso de banda. Ainda não sabemos se esses hábitos vieram para ficar ou se eles são passageiros.

Mensurações presenciais. Para a segurança de todos, foi solicitado às agências e empresas parceiras que parassem com todas as entrevistas presenciais, incluindo pesquisas de mercado, testes presenciais de criativos e entrevistas de saída.

Cronogramas irreais. Se o lançamento de uma campanha depender de algum cronograma crucial para o negócio, siga em frente e não se preocupe em fazer uma mensuração ideal. Uma ótima mensuração sempre requer um tempo extra para planejar, avaliar e adotar os instrumentos necessários. Informe seus executivos que este pode não ser o melhor momento para esse tipo de abordagem. Mas se essa mensuração ideal for algo inegociável em alguma campanha, não se esqueça de dar a você mesmo mais tempo, tendo em vista a situação atual.