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Uma das principais vantagens do marketing digital é poder contar com os canais certos para atingir o público que você deseja. Utilizar a plataforma de mídia paga no Facebook é uma ótima forma de fazer isso.

Chamada de Facebook Ads, a plataforma é fácil de utilizar e traz bastante flexibilidade para empresas de diversos segmentos alcançarem bons resultados.

Mas afinal, o que é Post orgânico e Post patrocinado?

Orgânico é basicamente um termo que, neste caso, significa não pago. Tudo que você publica sem pagar para ampliar o alcance é um post orgânico. Porém, geralmente esse tipo de publicação tem alcance muito menor do que um post patrocinado, a menos que se torne viral.

Isso porque, quando você cria um anúncio pelo Gerenciador de Negócios do Facebook Ads, você tem a possibilidade aparecer no feed de alguém que, de outra forma, provavelmente não veria sua postagem. Já que patrocinando posts é possível segmenta-los para uma base de pessoas que não são necessariamente seus seguidores.

Outra opção que o anúncio no Facebook Ads proporciona é o Dark Post, essa função permite criar postagens que só aparecem para um público específico e definido por você, ao invés de aparecer no seu feed onde todos os seus seguidores podem ver.


E quais os diferentes formatos de mídia paga no Facebook?



Anúncios em imagem
Sendo um formato de mídia paga bastante recorrente no Facebook, o post patrocinado com imagem pode ajudar a sua marca a desenvolver sua mensagem e entregar um conteúdo bastante completo ao seu público-alvo.

Você não precisa se limitar a apenas uma única imagem. O formato de carrossel permite incluir mais delas, permitindo que o público veja uma a uma arrastando a seleção.

É importante ressaltar que o Facebook Ads restringe o alcance de fotos que contenham muito texto. Deixe para incluir sua descrição na legenda e aproveite o espaço visual para adotar por completo a identidade visual da sua campanha.

Anúncios para curtidas
Quer ampliar a base de público da sua página no Facebook? Basta utilizar a eficácia da própria plataforma de mídia da rede social. Uma das possibilidades disponíveis é a de anúncios focados em gerar curtidas para a sua página.

Esse formato de anúncio é bastante versátil, podendo ser adaptado ao jeito que você deseja. Ou seja, ele não só pode ser uma imagem como também trazer um vídeo. É possível escolher o conteúdo que melhor se encaixa às suas necessidades.

Anúncios em vídeo
O formato audiovisual tem alta popularidade entre diversos segmentos de público diferentes. Segundo levantamento do próprio Facebook, até 2021, 78% do consumo de dados com internet móvel será para assistir vídeos.

O Facebook Ads suporta anúncios em vídeo no formato horizontal e vertical, sendo esse último ideal para dispositivos móveis. Caso o Instagram esteja entre os canais escolhidos pela sua campanha, também é possível usar vídeos em anúncios no Instagram Stories.

Há também a modalidade In-stream Video, que permite exibir o seu anúncio como parte de um conteúdo em vídeo que o usuário já está assistindo. É uma forma de atingir quem já tem o costume de consumir esse tipo de conteúdo pelo Facebook.

Anúncios de catálogo de produtos
O Facebook Ads também pode ajudar a sua empresa a criar um verdadeiro e-commerce dentro da própria rede social. Para isso, basta trabalhar com mídia paga voltada à venda desses itens usando a plataforma.

Isso se faz por meio do recurso de catálogo de produtos. É necessário cadastrar algumas informações dos seus itens usando o Facebook: nome, preço, foto, entre outros. Depois, você pode criar seleções especiais para veicular seus anúncios.

Trata-se de uma forma muito mais direta de impulsionar suas vendas. Como tudo é feito dentro do Facebook, você tem um monitoramento muito mais preciso dos seus resultados.
Anúncios de experiência instantânea

Proporcione uma experiência especial para o seu público que utiliza dispositivos móveis com esse formato de anúncio. Ele é capaz de usar as capacidades da touch screen para entregar um conteúdo interativo que conseguirá chamar a atenção da sua audiência.

O anúncio é aberto em tela cheia, impedindo quaisquer distrações de tirarem a atenção do público de seu produto. Tudo é carregado com alta velocidade, mesmo nos planos de dados mais limitados.

Você pode usar vídeos e imagens para construir o seu anúncio de experiência instantânea, além de inserir links para o seu site.

Anúncios para eventos
Também está disponível entre as opções de mídia paga do Facebook a possibilidade de patrocinar eventos. Se a sua página utiliza esse recurso para promover alguma programação especial, vale a pena impulsionar seu alcance dessa forma.

Ao trabalhar com esse tipo de anúncio, a métrica principal de monitoramento será a de presenças marcadas no evento. Ou seja, você conseguirá mais confirmações e, assim, divulgará sua programação para mais gente.

Anúncios para geração de leads
O Facebook Ads é uma ferramenta de mídia bastante completa porque não se limita a proporcionar resultados a você que sejam restritos ao próprio ambiente da rede social. Ela também pode ajudar a captar leads como parte da sua campanha.

Para isso, basta veicular anúncios com foco em geração de leads. A própria plataforma apresentará um formulário de cadastro ao público impactado e você poderá baixar os dados conquistados quantas vezes quiser.