Instagram anuncia função Reels e vai expandir criação de conteúdo editado e autoral. — Foto: Divulgação/Instagram


O Instagram anunciou nesta terça-feira (23) que vai expandir a função Reels, criando um novo espaço para compartilhar conteúdo na rede social. A novidade adiciona uma nova seção nos perfis, que vai reunir vídeos curtos e que tenham algum tipo de efeito ou de edição.

O conceito é bastante parecido com o que existe no TikTok

A novidade é a continuação de um recurso lançado exclusivamente no Brasil no ano passado, chamado de Cenas. Além do Brasil, França e Alemanha também recebem a novidade, que chega para os usuários a partir de quarta (24).

Expansão do Reels adiciona nova aba de conteúdo no perfil dos usuários. — Foto: Divulgação/Instagram

Até então, o Cenas não tinha um espaço definido para exibição: ele era uma versão das Stories e aparecia dessa maneira quando publicado. Os pequenos vídeos feitos pelos usuários também eram inclusos em uma parte específica da seção Explorar.

Segundo Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, há uma demanda por vídeos que tenham curta duração, mas, ao mesmo tempo, tenham grande carga de criatividade. “As pessoas têm compartilhado cada vez mais esse tipo de conteúdo no Instagram”, disse.

As ferramentas disponíveis para criar os Reels são:

  • Áudio: é possível selecionar uma música ou um áudio que já existe na biblioteca do Instagram;
  • Velocidade: permite acelerar ou diminuir a velocidade dos quadros do vídeo;
  • Temporizador e contagem regressiva: permite ao usuário gravar com as mãos livres ou sincronizar a gravação com a música escolhida;
  • Filtros e efeitos do Instagram: os filtros que já existem na rede social, como tela verde, estarão disponíveis;
  • Ferramenta de edição: permite fazer cortes e adicionar novas cenas ao vídeo, com diferentes trechos, que podem ser ordenados. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo e gravá-lo novamente.