Lookalike do Facebook Ads – O Que É e Como Funciona?

O que é Lookalike? Caso você não saiba, Público Semelhante, também chamado de “lookalike”, é uma funcionalidade de Facebook Ads em que o Facebook gera um público com perfil semelhante no facebook de um público fonte.

O Lookalike Audiences do Facebook Ads também é bastante conhecido por “Público Semelhante”.

Trata-se de uma função que se localiza dentro da seção Custom Audiences na ferramenta de anúncios da plataforma.

O objetivo dessa função é muito clara, melhorar o direcionamento das suas campanhas de marketing.

É como se fosse uma espécie de configuração de segmentação do Facebook Ads, onde você tem a possibilidade de localizar usuários que tenham características e interesses parecidos aos integrantes do seu público alvo que já estão conectados com você.

O Facebook Ads por meio do Lookalike avaliará a audiência que você já conquistou, seja porque já curtiu sua página, já comprou de você, e buscará pessoas que seguem um perfil parecido, baseado em interesses, que serão avaliadas através de páginas curtidas, produtos consumidos, sites que já acessaram, interação com outras marcas dentro do Facebook, entre outros meios.

Ou seja, você terá mais chances de ter campanhas efetivas, pois estará direcionando-as para um público muito semelhante ao que já consumiu da sua marca.


Vá em “Públicos”> “Criar Público” e escolha “Público Semelhante”. Após isso, basta preencher os campos conforme a imagem abaixo. #Dica: recomendo o tamanho do público na opção de número “1”, o que garantirá maior precisão de público look alike.