7 Passos para Live commerce de Sucesso



Live commerce não é nova no mundo, mas só agora está começando a ser mais utilizada aqui, no Brasil.


E não é para menos: elas são uma excelente maneira de divulgar seus produtos e fazer vendas instantaneamente, e ajudou muitos lojistas a não só se manterem, mas superarem seus números.


Nesse artigo eu vou te ensinar, passo a passo, como vender por live e aumentar (muito) a sua margem de lucro.


Live Commerce: lojas que faturam muito vendendo por live

Tenho várias clientes que são donas de lojas físicas e sofreram muito com a quarentena, até terem contato com as live commerces.


Mas o que são as Live Commerces?

Uma Live Commerce é como um programa de TV (similar ao Shoptime). 


Só que o seu programa da TV. Da sua loja.


Um efeito colateral é que, após a Live Commerce, a loja aumenta muito o movimento durante toda a semana seguinte. Muita gente prefere ir na loja comprar e, assim, você acaba aumentando bastante o seu ticket médio.


Aliás, uma Live Commerce é uma das maneiras mais rápidas para você transformar estoque em dinheiro vivo.


Se sua loja está sofrendo com a quarentena (ou sabe de algum dono ou dona de loja que esteja), leia com atenção os passos abaixo, e execute o que eu estou lhe dizendo. Dá muito certo e pode ser a salvação da sua loja.


Como fazer a sua Live Commerce e vender por live


Coloquei aqui 7 passos básicos para você fazer a sua live commerce e vender muito por ela. Esses passos vão desde lotar a live, até levar as pessoas até o pagamento, de fato.


1. Como lotar a Live

  • Anuncie a Live com uma antecedência de 7 dias. 

  • Diga que lá haverá descontos incríveis em PEÇAS EXCLUSIVAS. 

  • Dê uma nome para a Live (por exemplo: “Live Fashion Night”). 

  • Mande os interessados para uma página de cadastro (nome, e-mail, WhatsApp e perfil no Instagram). 

  • No anúncio, mostre alguns dos melhores produtos que serão vendidos na Live.

  • Quando a live estiver para começar, mande um lembrete para os interessados que se cadastraram (por e-mail, WhatsApp ou direct).


2. Separe a estrutura tecnológica da Live Commerce

Para fazer uma live de qualidade, você vai precisar de:

  • Um bom celular (com uma excelente câmera) para filmar os produtos;

  • Se quiser, use um estabilizador de celular;

  • Um notebook para acompanhar os comentários; 

  • Um celular (outro, que não esteja sendo usado para a transmissão) para entrar em contato com os compradores;

  • Iluminação adequada;

  • (Também opcional, mas muito interessante) um microfone de lapela para o celular ajudará no som.

  • Caso não tenha o microfone de lapela, certifique-se de que o som da live está excelente, em um ambiente silencioso e que a voz da apresentadora está audível e clara.


3. Tenha as pessoas necessárias para a Live

O ideal é que você faça a sua Live Commerce com quatro pessoas na equipe, sendo:

  • Uma apresentadora para apresentar os produtos. 

  • Uma 2ª pessoa para segurar o celular para filmar e mostrar os detalhes dos produtos. 

  • No mínimo, mais uma 3ª pessoa para entrar em contato com os compradores para pegar WhatsApp, endereço, mandar o link de pagamento, etc.

  • E uma 4ª pessoa para ler os comentários.


4. Como apresentar os produtos

A apresentadora apresenta um produto, diz o preço (lembre-se de fazer a ancoragem, ou seja, dizer o valor original do produto e quanto está durante a live – de R$ “tanto” por R$ “tanto”) e diz o código (um número, por exemplo, 32). 


Quando um participante comentar “quero o 32”, por exemplo, a 4ª pessoa, que lê os comentários, diz “Código 32 vendido para [… nome da pessoa que falou “eu quero o 32″…]. 


Nessa dinâmica, cada produto é apresentado em média a cada 50 segundos.


5. Pagamento

O produto sai da Live e é separado para a 3ª pessoa entrar em contato pelo inbox com o comprador. 


Ela pode enviar o link de pagamento por ali mesmo, pelo inbox, e pedir os dados ou pedir o WhatsApp


Importante: o pagamento deve ser feito na hora (PIX, TED ou cartão de crédito). Caso o comprador não pague até o final da Live, o produto volta no fim a Live com outro código.


6. Upsell

Durante a negociação, faça upsell oferecendo outro produto (por exemplo: você quer adicionar ao seu pedido este produto complementar ao que você está adquirindo agora?).


Isso aumentará bem o ticket médio. 


Lembre-se de que os produtos da Live tem um bom desconto para atrair os participantes. 


O upsell garantirá um bom lucro.


7. Recorrência de compra (o ouro do seu negócio está aqui!) Aqui está o “pulo do gato”, o lucro escondido em sua empresa. 


Mais da metade das lojas brasileiras hoje não fazem venda por live commerce.


Das que fazem, a maioria esmagadora pula esse último passo e deixa de fazer muito mais dinheiro com a mesma estratégia, para os mesmos clientes. 


Depois que a live acabar, todos os clientes passam a ser atendidos pelo seu COMERCIAL 2 (equipe comercial que vende para os clientes que você já tem).


Essa equipe será responsável por vender outros produtos ao longo da semana e convidar para outras lives (ou seja, aumentar ainda mais o ticket médio daquele mesmo cliente).


A Live Commerce funciona como um excelente imã de novos clientes, porém, o Funil de Vendas que eu ensino sempre tem continuidade na compra. 


E essa continuidade é papel do Comercial 2.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem