Vamos falar sobre um assunto que é um pouco desconfortável para alguns profissionais de marketing.


Concorrência.


Não importa em qual setor você esteja, o marketing é um jogo de competição pela atenção do seu público. Com tantos canais de marketing disponíveis hoje, essa competição é frequentemente acirrada.


Pense nisso.


Competição por tráfego, posicionamento de anúncio, seguidores e vendas. A lista continua e continua. E embora a ideia de conduzir uma análise competitiva não seja particularmente “divertida”, é absolutamente necessária.

Ferramentas de análise de concorrentes para mídias sociais

1. Sprout Social

Com a mídia social classificada como o canal nº 1 para se conectar com os clientes, não há melhor ponto de partida para a análise competitiva.


O Sprout Social permite que você entenda o desempenho do concorrente nas redes sociais sob vários ângulos e pontos de dados.


2. Phlanx

Esta calculadora de engajamento do Instagram dá dicas sobre o quão ativos são os seguidores de qualquer conta. Este é um recurso incrível para analisar a presença do seu concorrente no Instagram. Além disso, também serve como uma forma de descobrir se um influenciador tem seguidores legítimos ou não.


3. Social Blade

Uma ferramenta divertida para verificar marcas maiores é o Social Blade. Avalia números de seguidores em sites como Twitter, Instagram e YouTube entre outros serviços. Embora muitas vezes usado para avaliar a popularidade de celebridades e YouTubers, awqui existem alguns insights interessantes para os profissionais de marketing.


Ferramentas de análise de concorrentes para SEO

4. SEMRush

SEMRush é uma das ferramentas de SEO mais amplamente usadas no mercado, mas seus recursos de análise de concorrentes as diferenciam. Como iniciante, você pode usar o SEMRush para obter os backlinks do seu concorrente e monitorar as mudanças na classificação dele.


5. Ahrefs

Outra ferramenta básica de análise de concorrência para SEO é o explorador de sites do Ahrefs, que permite que você verifique as principais palavras-chave orgânicas de qualquer URL. Além disso, você obtém uma estimativa aproximada de quanto tráfego um concorrente recebe com essas palavras-chave.


6. MozBar

Esta extensão de navegador da Moz oferece uma visão de nível superficial de quão confiável é um site aos olhos do Google. Com base na própria métrica da Moz de autoridade de domínio (DA), a MozBar atribui aos sites uma pontuação DA com base em sua probabilidade de classificação nos mecanismos de pesquisa (com base em fatores como backlinks). Quanto mais alta a pontuação DA, melhor.


Ferramentas de análise de concorrentes para conteúdo

7. Buzzsumo

O Buzzsumo permite que você examine o conteúdo de melhor desempenho para tópicos relevantes para a sua marca e concorrentes específicos. A ferramenta analisa o engajamento de uma parte do conteúdo em sites sociais, bem como sua participação total na web.


8. Similarweb

O Similarweb é uma ferramenta extremamente abrangente tanto para conteúdo quanto para SEO. As ferramentas ajudam você a se aprofundar no conteúdo do seu concorrente e de onde vem seu tráfego.


9. Feedly

Se você está procurando uma maneira de ficar de olho no conteúdo de um concorrente sem verificar seu blog constantemente, a opção é o Feedly.


Ferramentas de análise de concorrentes para e-mails, anúncios e setores

10. Mailcharts

O marketing por e-mail é indiscutivelmente um dos canais mais tediosos para a análise competitiva.


11. Owletter

Essa ferramenta agrega automaticamente e-mails de concorrentes e os organiza em um painel simples e amigável. A análise da Owletter identifica mudanças na frequência de e-mail de seus concorrentes e, da mesma forma, identifica tendências para ajudá-lo a otimizar quando deve enviar seus próprios e-mails.


12. iSpionage

Se você estiver interessado nos anúncios pagos de um concorrente, o iSpionage é definitivamente para você. Esta ferramenta analisa vários aspectos das campanhas PPC, incluindo quantas palavras-chave uma marca tem como alvo no AdWords.


13. Owler

Por último, mas não menos importante, esta ferramenta de análise do setor usa dados da comunidade para selecionar dados e conteúdo de startups relevantes para o seu nicho. Novamente, outra ferramenta reservada para marcas maiores, na qual você insere as marcas para criar seu próprio painel personalizado de nomes do setor a serem observados.