O plano de mídia garante que sua comunicação esteja no lugar certo e na hora certa, chamando a atenção do público que você quer atingir.


Basicamente, essa ferramenta distribui sua campanha entre os melhores canais e veículos disponíveis.


Assim, você consegue chegar até o seu público-alvo online e offline, levando a mensagem do seu negócio aonde ele estiver.


Mas, como você deve imaginar, não é tão simples distribuir seus anúncios entre as inúmeras mídias existentes.


Para isso, você vai precisar de uma boa estratégia, conhecimento do público e inteligência de mercado.


Acredite: vai parecer bem mais fácil depois que você ler este post.


Então, prossiga para o próximo tópico e dê o primeiro passo para criar o seu plano de mídia do zero.


O que é um plano de mídia?

Plano de mídia é uma ferramenta utilizada na publicidade para mapear e indicar os melhores meios, plataformas e formatos para veicular campanhas. Nele, constam os principais canais para atingir o público-alvo e métricas importantes como alcance, volume e custo-benefício, assim como as melhores estratégias de comunicação para divulgar a mensagem.


O profissional responsável pela elaboração desse planejamento é o analista de mídia, também chamado simplesmente de “mídia” nas agências.


De modo geral, um bom plano de mídia deve partir dos objetivos de marketing do cliente e utilizar a verba e período disponíveis na campanha da forma mais eficiente possível.


Para isso, o profissional precisa conhecer o produto ou serviço, mercado, concorrência e público-alvo, usando essas informações para traçar seus objetivos de mídia e comunicação.


A partir desses objetivos, o plano se desenvolve por meio das estratégias de meios, veículos, peças e formatos, além de níveis de veiculação, cronogramas e programações.


Todas as questões de horários, aplicações, períodos e orçamentos devem ser detalhados no plano de mídia, de modo que fique claro como a campanha será distribuída entre os diferentes meios de comunicação.


O motivo das escolhas também precisa ser transmitido para todos os envolvidos na campanha, com argumentos convincentes para justificar o uso da verba.


Qual é a importância do plano de mídia?


O plano de mídia é fundamental para selecionar os melhores canais para a veiculação da campanha e garantir o sucesso das ações planejadas.


Por isso, o planejamento de mídia é tão importante: ele garante que a mensagem chegue diretamente ao público, no formato certo e momento ideal.


10 itens que você deve analisar criar um plano de mídia

1. Mercado
A pesquisa de mercado é essencial em qualquer campanha publicitária, e afeta diretamente os resultados de mídia.

2. Branding
O branding deve ser levado em consideração no plano de mídia, pois determina qual o posicionamento de marca e qual a imagem da empresa no mercado.

3. Público
O público-alvo é o principal critério do plano de mídia, pois define quem deverá ser alcançado pelos veículos propostos.

4. Orçamento
Via de regra, um bom plano de mídia deve aproveitar a verba da campanha da melhor forma possível, buscando o custo-benefício ideal.

5. Estratégia
As estratégias de marketing e comunicação são a base para a construção do plano de mídia.

Ao compreender os objetivos de campanha, você poderá definir critérios essenciais como alcance, frequência e continuidade das mídias, de acordo com os resultados que a empresa espera.

6. Produto
Conhecer o produto também é obrigatório na elaboração do plano de mídia.

Essencialmente, você terá que saber quais são os pontos fortes e fracos, diferenciais e desempenho geral do produto ou serviço.

7. Concorrência
O benchmarking é uma técnica válida no plano de mídia, pois revela em quais mídias seus concorrente estão investindo e quais são seus resultados.

8. Objetivos
Todo plano de mídia precisa ter objetivos bem definidos, devidamente alinhados aos objetivos de marketing e comunicação.

9. Cronograma
O cronograma do planejamento de mídia estabelece os dias, horários e períodos de veiculação em cada meio escolhido.

10. Praça
O critério praça também é importantíssimo para definir o plano de mídia, pois mapeia a abrangência geográfica da sua campanha.

Mesmo na internet, que rompe as barreiras físicas, há uma segmentação com base em localização em todos os meios.


Como elaborar na prática um plano de mídia ?


1. Construa um briefing
O profissional de mídia deve construir um briefing completo junto ao planejamento, durante as reuniões pré-campanha.

2. Escolha os veículos
A escolha dos veículos é a principal função do analista de mídia, que possui o conhecimento e expertise necessários à seleção adequada de canais.

3. Faça um calendário
O calendário é a representação visual mais importante do plano de mídia, que traz todos os veículos e suas respectivas datas, horários, períodos e conteúdos para inserção.

4. Curadoria de conteúdos 
Também é sua responsabilidade garantir que os conteúdos utilizados sejam coerentes com os canais escolhidos.

5. Acompanhe os resultados
O trabalho de gestão de mídia não termina depois que o plano fica pronto.