Chegou o 5.8 “Tatum”, nosso melhor e mais recente lançamento agora disponível para  download  ou atualização em seu painel. Nomeado em homenagem a Art Tatum, o lendário pianista de jazz. Sua formidável técnica e vontade de ultrapassar limites inspiraram músicos e mudaram o que as pessoas pensavam que poderia ser feito. 


Então abra seu serviço de música de escolha e curta as famosas gravações de Tatum de 'Tea for Two', 'Tiger Rag', 'Begin the Beguine' e 'Night and Day' enquanto você lê sobre o que a última versão do WordPress traz para você.

Três potências essenciais


Gerenciar widgets com blocos
Após meses de trabalho árduo, o poder dos blocos chegou ao Editor de widgets de bloco e ao personalizador. Agora você pode adicionar blocos em áreas de widget em seu site e com visualização ao vivo por meio do Customizador. Isso abre novas possibilidades para criar conteúdo: de mini layouts sem código à vasta biblioteca de blocos centrais e de terceiros. Para nossos desenvolvedores, você pode encontrar mais detalhes na nota do desenvolvedor de  Widgets .


Exibir postagens com novos blocos e padrões
O Query Loop Block torna possível exibir postagens com base em parâmetros especificados; como um loop PHP sem o código. Exiba facilmente postagens de uma categoria específica, para fazer coisas como criar um portfólio ou uma página cheia de suas receitas favoritas. Pense nisso como um bloco de últimas postagens mais complexo e poderoso! Além disso, as sugestões de padrões tornam mais fácil do que nunca criar uma lista de postagens com o design que você deseja.


Edite os modelos em torno das postagens
Você pode usar o editor de bloco familiar para editar modelos que contêm seu conteúdo - basta ativar um tema de bloco ou um tema que optou por este recurso. Mude da edição de suas postagens para a edição de suas páginas e vice-versa, usando um editor de blocos familiar. Existem mais de 20 novos blocos disponíveis em temas compatíveis. Leia mais sobre esse recurso e como experimentá-lo nas notas de lançamento.


Três ajudantes de fluxo de trabalho



Visão geral da estrutura da página
Às vezes, você precisa de uma página de destino simples, mas às vezes precisa de algo um pouco mais robusto. À medida que os blocos aumentam, surgem padrões e a criação de conteúdo fica mais fácil, novas soluções são necessárias para tornar o conteúdo complexo fácil de navegar. A Visualização de lista é a melhor maneira de pular entre camadas de conteúdo e blocos aninhados. Como a Visualização de lista oferece uma visão geral de todos os blocos em seu conteúdo, agora você pode navegar rapidamente para o bloco preciso de que precisa. Pronto para se concentrar totalmente em seu conteúdo? Ative ou desative-o para se adequar ao seu fluxo de trabalho.


Padrões sugeridos para blocos
A partir desta versão, a ferramenta Pattern Transformations irá sugerir padrões de bloco com base no bloco que você está usando. Agora, você pode fazer uma tentativa no Query Block e no Social Icon Block. Conforme mais padrões são adicionados, você será capaz de obter inspiração para estilizar seu site sem nunca sair do editor!


Estilizar e colorir imagens
Colorize sua imagem e cubra os blocos com filtros duotônicos! Duotone pode adicionar um toque de cor aos seus designs e estilizar suas imagens (ou vídeos no bloco de capa) para se integrar bem com seus temas. Você pode pensar no efeito duotônico como um filtro preto e branco, mas em vez de as sombras serem pretas e os realces serem brancos, você escolhe suas próprias cores para as sombras e realces. Há mais informações sobre como funciona na documentação.


Para os desenvolvedores explorarem


Theme.json
Apresentando as APIs de Estilos Globais e Configurações Globais: controle as configurações do editor, ferramentas de personalização disponíveis e blocos de estilo usando um arquivo theme.json no tema ativo. Este arquivo de configuração ativa ou desativa recursos e define estilos padrão para um site e blocos. Se você construir temas, poderá experimentar esta iteração inicial de um novo recurso útil. Para mais informações sobre o que está disponível atualmente e como funciona.



Abandonando o suporte para IE11
O suporte para Internet Explorer 11 foi eliminado a partir desta versão. Isso significa que você pode ter problemas para gerenciar seu site que não serão corrigidos no futuro. Se você estiver usando o IE11, é altamente recomendável que você  mude para um navegador mais moderno .


Adicionando suporte para WebP
WebP é um formato de imagem moderno que fornece compactação aprimorada sem e com perdas para imagens na web. As imagens WebP são cerca de 30% menores em média do que seus equivalentes em JPEG ou PNG, resultando em sites mais rápidos e usando menos largura de banda.


Adicionando Suportes de Bloco Adicionais
Expandindo os suportes de bloco implementados anteriormente no WordPress  5.6  e  5.7 , o WordPress 5.8 apresenta vários novos sinalizadores de suporte de bloco e novas opções para personalizar seus blocos registrados. Mais informações estão disponíveis no  bloco suporta dev note .


Verifique o Guia de campo para mais informações!
Confira a versão mais recente do Guia de campo do WordPress. Ele destaca as notas do desenvolvedor para cada alteração que você deseja conhecer:  Guia de campo do WordPress 5.8.